26 junho, 2014



A DITADURA E A JOVEM GUARDA

A cultura no Brasil ia caminhando num ritmo frenético quando mais que de repente uma escuridão invade os céus desta terra, a ditadura sob o poder dos militares proíbe toda e qualquer manifestação cultural que viesse se opor ao regime ditatorial imposto pelos militares, as classes artísticas e intelectuais eram perseguidas pela censura e suas obras vetadas com mãos de ferro. Era proibido pensar. Os textos e poemas eram substituídos por receitas de bolos. E pra não dizer que não falei das flores, um grupo de jovens músicos em suas tardes de domingo ensaiavam um ritmo novo. Surgem as guitarras, a minissaia, as lambretas e os cadillacs. A Jovem Guarda como eles eram chamados, cantavam o romantismo de seu dia a dia em plena juventude, totalmente alheios a repressão imposta a essa geração.

Texto extraído da obra “Meu Brasil Brasileiro” escrito e apresentado por Marcelo Cecyn no show de encerramento do 20° Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná, em Antonina.




Marcelo Cecyn e Grupo Teatral Jovens Atores Capelistas, bailarinos do Studio Dance e Grupo Performático Retrô Mix.

Na foto, registro fiel deste momento. Em cena Marcelo Cecyn e Grupo Teatral Jovens Atores Capelistas, bailarinos do Studio Dance e Grupo Performático Retrô Mix. Foto Flávia Kalline

Nenhum comentário:

Postar um comentário